top of page

Projetos

Como Secretária de Segurança Urbana e Cidadania de Juiz de Fora, participei e fui responsável por desenvolver muitos projetos importantes para a cidade. Conheça alguns deles.

Leticia Delgado-3.jpg

Todos os projetos

guarda presente.jpg

Guarda Presente

O "Guarda Presente" é uma estratégia de patrulhamento preventivo de espaços públicos municipais como escolas, feiras livres, equipamentos de saúde, parques, praças, atrativos turísticos, históricos, paisagísticos e ambientais.

A função da Guarda Municipal é levar aos territórios atendidos um trabalho de relacionamento comunitário, ampliando a sensação de segurança para servidores públicos em seus postos de trabalho, bem como para a população que acessa estes equipamentos.

gape.jpg
gape.jpg

Guarda no Apoio e Prevenção nas Escolas (GAPE)

O projeto, facilitado pela Guarda Municipal, já esteve em dezenas de escolas na cidade, sensibilizando sobre bullying e racismo em conversas com alunos. O aprendizado aborda a tolerância e o respeito, com vista ao desenvolvimento das relações interpessoais.

2705_vem_pra_guarda_144720.jpg

Vem pra Guarda

O projeto busca a aproximação entre a instituição e a comunidade da região do Bairro São Bernardo, onde está localizada a sede da Guarda Municipal. O “Vem Pra Guarda” se insere dentro do modelo de gestão e de atuação de uma Guarda cidadã. Desde o início de 2022, os portões da Guarda foram abertos para pessoas da comunidade. Durante toda a semana, moradoras da região acessam as instalações para participarem de atividades físicas, ministradas por instrutora da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) na academia da GM.

cafe com cidadania.jpg

Café com Cidadania

O projeto, desenvolvido em 2021, tem como objetivo proporcionar um espaço de diálogo aberto, onde as pessoas possam compartilhar experiências sobre temáticas relacionadas à segurança e cidadania.

Consolidado como um espaço de promoção de diálogo e formação de rede, o Café com Cidadania já realizou 9 edições com temas pertinentes à segurança, direitos e cidadania.

WhatsApp Image 2023-11-17 at 12.26.48 (1).jpeg

Fórum de Segurança Escolar

O 1º Fórum de Segurança e Cultura de Paz no Ambiente Escolar reuniu cerca de 200 profissionais da educação, da segurança e da rede de enfrentamento à violência nas escolas para  pensar caminhos e práticas mais seguras, cidadãs e pacíficas dentro das escolas.

 

O evento ainda  marcou a entrega do Guia de Proteção e  Segurança no Ambiente Escolar da Cidade de Juiz de Fora para toda rede de ensino

JPB_5528.png

Novo Centro de Monitoramento e Operações (CMO)

No espaço, a Defesa Civil terá acesso a mais de 220 câmeras. Destas, 45 câmeras são voltadas especificamente para o trabalho de proteção e defesa civil. 

 

Assim, Juiz de Fora tem a primeira Defesa Civil do Brasil a utilizar inteligência artificial para monitorar o nível d’água. Além disso, acompanhamento 24 horas e em tempo real de pontos de alagamento, inundações e de encostas em áreas de risco, além de sala anexa para gestão de crise.

 

A sala de situação será integrada ao monitoramento de dados meteorológicos e ao centro de operações da Defesa Civil, responsável por receber os chamados de emergência pelo telefone 199. 

1703_sesuc_nossa_escola_101454.jpg

Nossa Escola: Segurança, Cidadania e Cultura de Paz

O Nossa Escola surge da convicção de que a prevenção deve ser cultivada por meio da educação. 

 

O desafio de fortalecer os laços de cidadania, o respeito entre as pessoas e criar mecanismos para atender a essas vulnerabilidades sociais e da escola levou a Sesuc a pensar estratégias de trabalho compartilhadas com a comunidade escolar. Assim teve início o projeto piloto no Parque das Águas, reconhecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) como uma das três melhores iniciativas de prevenção à violência, entre 122 propostas apresentadas por todo o país no ano de 2022. 

Atualmente, o Nossa Escola está presente em cinco unidades de ensino do município, estimulando melhores formas de vivência da escola enquanto espaço coletivo, onde a cidadania é construída. As atividades realizadas enfocam temáticas demandadas pela própria comunidade escolar, cooperando para a mudança das relações dos alunos entre si, com a escola e com a comunidade. O resultado é o despertar do sentimento de pertencimento.

2508_sesuc_integra_140012.jpg

Integra

O projeto Integra busca oferecer novas perspectivas para a ressocialização de pessoas, temporariamente, privadas de liberdade. 

Nesse sentido, ações socioculturais vêm sendo desenvolvidas junto aos acautelados, com o objetivo de quebrar estigmas e de proporcionar novos caminhos para a reinserção à sociedade. A iniciativa articula o município com os demais entes da federação, a fim criar alternativas ao cárcere, potencializando a abrangência das ações locais de forma a torná-las não somente mais efetivas, mas também mais humanas e cidadãs.

Como o nome sugere, o Integra conecta setores, pessoas e experiências diferentes pela humanização, pela inclusão e pela conquista da cidadania. Nessa via de mão dupla, atividades dentro e fora do sistema são estimuladas, como a promoção de contato com serviços públicos e equipamentos culturais, a orientação para o acesso a direitos, o estabelecimento de relação com o ambiente urbano e seus espaços, a valorização de habilidades e a capacitação profissional de acautelados e acauteladas. 

bottom of page